top of page

HISTÓRIA & RESISTÊNCIA:​ 

A FORMAÇÃO DAS HISTORIADORAS E DOS HISTORIADORES

     A Semana de História da UFG é um evento regional de grande importância para pesquisadores da área de História, sendo palco para produtivas interações entre graduandos, pós-graduandos e professores que, ao dialogarem, promovem valiosas discussões, contribuindo para desenvolvimento de novas pesquisas e a socialização das que já estão em desenvolvimento.

      Ao longo dos últimos anos, com a crescente onda de ataques à educação, quer seja na esfera virtual ou por meio de propostas de leis que, de alguma forma, ferem a atuação do educador, ser historiador tem se tornado cada vez mais ato de resistência.

Como aponta Pierre Nora, ao revisitarmos e buscarmos fazer análises de eventos passados, não nos destinamos apenas a análise de um passado, de memórias ou dos fragmentos da história, trabalhamos fundamentalmente com a consciência formada a partir dos acontecimentos analisados, mas, para esse trabalho ser realizado de forma plena, é necessário uma intensa revisão e renovação da maneira como formamos e damos oportunidades a esses pesquisadores.

Objetivando suscitar debates sobre os desafios que cercam a formação e o ofício de historiadoras e historiadores, dentro do contexto que estamos inseridos, a temática do evento, portanto, intitula-se:  “História e resistência: a formação de historiadoras e historiadores” . Ao utilizarmos o conceito de resistência, damos espaço para uma vasta possibilidade de discussões sobre a importância do papel desempenhado por nós.

    ​

Thais Teixeira do Nascimento (UFG)

semana de hist.jpg

LOCAL DO EVENTO:

Nos acompanhe também no Instagram e Facebook!

  • Facebook
  • Instagram
bottom of page